Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAVN - CCHSA são premiados no XIX ENEL (Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados)
conteúdo

Notícias

CAVN - CCHSA são premiados no XIX ENEL (Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados)

publicado: 18/09/2025 23h46, última modificação: 19/09/2025 00h02

O laboratório de Pesquisa e desenvolvimento de Laticínios ( PDLAT)  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) localizado no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA /CAVN), participou  do XIX ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados. O evento aconteceu na  Praça da Estação – Quixadá, CE nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2025. Considerado o maior evento itinerante da cadeia do leite no Nordeste. 

Um encontro que valoriza a força do leite nordestino, o maior evento da pecuária leiteira da região, concurso de queijos de todo o nordeste onde participaram mais de 600 produtos, sendo avaliados aproximadamente 580 e sua premiação foi: 76 medalhas Ceará,  30 Bahia, 25 Paraíba , 19 Rio Grande do Norte , 8 Pernambuco , 1 Piauí  e 3 Maranhão.

A equipe do PDLAT representado pela professora Dra. Fabiana Augusta S. Beltrão e Daniel Ubirânio, junto à pesquisadora do Grupo de Estudos em Laticínios, Msc. Laíza Soliely, se fizeram presentes. Durante o evento foi realizado o Concurso de Queijos e 2 produtos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios (PDLAT) da UFPB/CAVN/CCHSA, foram premiados, o qual é motivo de grande orgulho para nossa instituição. Esse reconhecimento é um marco que valida o empenho de pesquisadores, estudantes e colaboradores, que, com dedicação e excelência, impulsionam a qualidade e a inovação no setor de laticínios.

Os produtos premiados refletem o alto nível técnico e científico das equipes envolvidas, que trabalham incansavelmente para obter um leite de qualidade, combinando os saberes tradicionais com as mais recentes práticas e inovações na área de ciência e tecnologia de alimentos. A UFPB junto com o CAVN e CCHSA, demonstram seu compromisso com o desenvolvimento regional e a valorização da cadeia produtiva do leite, promovendo o aprimoramento contínuo dos processos de produção.

Essa conquista fortalece o nome da instituição no cenário estadual e mostra o impacto positivo de investir em pesquisa aplicada e formação de profissionais altamente capacitados. Parabenizamos todos os envolvidos por esse reconhecimento, que evidencia o papel transformador do ensino, da pesquisa e da extensão na produção de alimentos de qualidade, beneficiando diretamente a sociedade.

Fonte: Profa. Fabiana Beltrão