Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concurso “Literatura a gosto”

Concurso “Literatura a gosto”

Objetivando desenvolver atividades que propiciem a maturação da leitura crítica, através da literatura e de outros textos de gêneros diversos de Língua Portuguesa, o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros lança o presente concurso.
publicado: 02/09/2019 21h08, última modificação: 06/09/2019 15h22

Objetivando desenvolver atividades que propiciem a maturação da leitura crítica, através da literatura e de outros textos de gêneros diversos de Língua Portuguesa, o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, vem a público dar conhecimento do Concurso “Literatura a gosto”.

VEJA AQUI O EDITAL COMPLETO

Errata do Edital Literatura A Gosto

O tema envolve assuntos e/ou pesquisas, a partir de 3 (três) gêneros textuais dispostos, a saber:

I – Poema: texto poético (composto de versos e estrofes), desenvolvido a partir do mote (tema): “O Brasil com Educação / Vai o povo libertar”.

O candidato poderá submeter trabalho nesta categoria, sendo o seu texto estruturado em versos e estrofes, de forma poética livre, respeitando o limite mínimo de 01(uma) lauda (página). O texto será entregue à Comissão impresso em cor preta, Folha A4, com margens esquerda / superior 3cm e margens direita e inferior 2 cm, Fontes Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e Espaçamento 1,5.

II - Narrativa ficcional (Conto, Crônica, Novela, Folhetim, Romance): texto narrativo, “inspirado” a partir de alguma temática que mimetize situações conflituosas da contemporaneidade: “preconceito racial”, “intolerância religiosa”, “homofobia”, “aporofobia” etc.

O candidato poderá submeter trabalho nesta categoria, sendo o seu texto estruturado em linhas e parágrafos, respeitando o limite mínimo de 01(uma) lauda. O texto será entregue à Comissão impresso em cor preta, Folha A4, com margens esquerda / superior 3cm e margens direita e inferior 2 cm, Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e Espaçamento 1,5.

III – Texto dissertativo-argumentativo: a problematização sugerida nesta modalidade abordará contribuições crítico-reflexivas sobre o seguinte tema – “Redes sociais e Fake News: democracia e civilização ameaçadas?”

O candidato poderá submeter texto nesta categoria, de modo a respeitar o limite de 30 linhas ou 1(uma) lauda (página), devidamente digitada, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, cor preta, justificado, em papel A4.

O candidato poderá inscrever-se em mais de uma das três categorias/gêneros textuais. Não poderá, no entanto, submeter mais de um texto na mesma categoria/gênero textuais.

Na análise dos textos, a Comissão avaliará os seguintes aspectos:

I – Originalidade / Pertinência temática do Texto;

II – Coerência à proposta da Categoria / Gênero Textual escolhido;

III – Respeito às Normas Gramaticais em vigor.

Os candidatos da categoria/gênero textual “dissertativo-argumentativo” serão avaliados a partir das orientações previstas nas competências do ENEM.

No resultado, serão divulgados os 3 (três) melhores textos de cada categoria / gênero textual, totalizando, assim, até 9 (nove) premiados.

Os candidatos que se classificarem nos três primeiros lugares, num total de até (9) nove trabalhos, contabilizando as três categorias distribuídas, receberão a seguinte premiação:

I – Certificado expedido pelo CCHSA/CAVN;

II – Premiação em dinheiro nos seguintes valores: 1º Lugar: Viagem Técnica para o Instituto Brennand – Recife-PE [Auxílio alimentação e deslocamento de R$ 200,00 (Duzentos Reais)]; 2º Lugar: Viagem Técnica para o Espaço Ciência – João Pessoa-PB [Auxílio alimentação e deslocamento de R$ 150,00 (Cento e Cinquenta Reais)]; 3º Lugar: Viagem Técnica para o Museu José Américo de Almeida - João Pessoa-PB [Auxílio alimentação e deslocamento de R$100,00 (Cem Reais)].

O candidato interessado fará sua inscrição do dia 02/09/2019, até o dia 20/09/2019, preenchendo uma ficha com seus dados pessoais, endereço completo e categoria / gênero textual que irá discorrer.

As inscrições serão feitas na Coordenação Pedagógica do CAVN, das 08:00hs às 11:00hs e das 14:00hs às 17:00hs, de segunda-feira à sexta-feira. Maiores informações, ligar para o Professor Fábio Dantas: (83) 996758886.

A partir da inscrição do candidato no referido Concurso, o mesmo estará ciente de que concorda com todas as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora neste Edital.

No ato da inscrição, o candidato entregará, além da Ficha devidamente preenchida, 3 (três) vias impressas de seu texto.

Os candidatos que obtiverem a premiação são sabedores e expressam a concórdia de que seus nomes e imagens serão citados no dia da culminância do “Projeto Literatura a gosto”, em solenidade que acontecerá na EXPOTEC 2019, entre os dias 23, 24 e 25 de outubro de 2019.

A Comissão Avaliadora do “Concurso Literatura a gosto”, devidamente nomeada através de Portaria Regimental, pela Direção do CCHSA / CAVN, será constituída por Docentes da área de Letras ou áreas afins, que constituam currículo e experiência atestada no CAVN.

O Resultado Final do Concurso será divulgado no dia 24 de outubro de 2019, em solenidade desenvolvida na EXPOTEC / 2019.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Concessão de Direitos Autoriais Concurso Literatura a gosto