Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROFESSOR DO CAVN É SELECIONADO PARA PARTICIPAR DE ESCOLA DE FÍSICA DO CERN

PROFESSOR DO CAVN É SELECIONADO PARA PARTICIPAR DE ESCOLA DE FÍSICA DO CERN

publicado: 18/08/2013 15h08, última modificação: 07/06/2016 15h17

O professor de Física do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Rodrigo Ronelli Duarte de Andrade, foi selecionado para participar da Escola de Física do CERN, edição 2013.

(Ver resultado em: www.sbfisica.org.br/v1/escolacern/index.php/edicoes/2013/2-uncategorised/38-professores-selecionados-para-a-escola-de-fisica-cern-2013)

O CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça. Seu nome vem da designação francesa para Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire). Atualmente é denominado de Organização Européia para a Pesquisa Nuclear, mas a sigla CERN permaneceu.

O CERN recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC), que o ano passado descobriu o bóson de Higgs, importante partícula dentro da teoria do Modelo Padrão das Partículas Elementares.

Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, no qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes. No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas.
Como resultado de negociações por parte de pesquisadores brasileiros do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), da Sociedade Brasileira de Física e do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), de Lisboa, foi aberta, a partir de 2009, como uma ampliação da cooperação do CERN com Portugal, a possibilidade de participação de professores brasileiros neste programa do CERN, que, neste ano, acontecerá ao lado dos professores portugueses do Ensino Médio e também de outros professores africanos.

Para a edição 2013, foram selecionados 30 professores de Física do Ensino Médio oriundos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Física, através de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, com o apoio do CBPF e com recursos oriundos da CAPES, têm coordenado o processo de inscrição e seleção de professores brasileiros de Ensino Médio que participarão desse projeto.

O evento se iniciará dia 28 de agosto com a viagem Brasil-Portugal, com chegada prevista no dia 29, pela manhã. A tarde acontecerá uma reunião de apresentação e de esclarecimentos com todo o grupo de brasileiros. Dia 30/8, ocorrerá uma visita ao LIP e uma visita a cidade de Lisboa. No dia seguinte, está prevista a saída para Genebra. Do dia 01 ao dia 06 de setembro, acontecerá a Escola de Física do CERN, propriamente dita, conforme a programação disponível na página:

Em quatro anos de programa, esta é a primeira vez que a Paraíba terá um professor que a represente. O professor Rodrigo Ronelli está "muito feliz em ter sido selecionado para participar da Escola de Física e de poder representar não apenas os professores de Física do meu estado, mas também o CAVN, o CCHSA (Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias ) e a UFPB. Minha expectativa é de quando retornar do CERN, poder realizar uma grande divulgação em nosso estado para que eu seja o primeiro de muitos professores de Física a participar de tão importante evento internacional".
Quem quiser acompanhar as notícias durante a viagem, o professor Rodrigo Ronelli estará publicando fotos e relatos de sua experiência no seu blog: http://aluzdafisica.blogspot.com.br.