Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB e Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba planejam curso de cuidados paliativos
conteúdo

Notícias

UFPB e Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba planejam curso de cuidados paliativos

publicado: 08/07/2025 17h44, última modificação: 08/07/2025 17h44
A formação é voltada para equipes multidisciplinares de profissionais da saúde

UFPB e Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba planejam curso de cuidados paliativos

Na manhã de hoje (8), na sala de conferências da Reitoria, houve uma reunião entre representantes da Administração Superior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB), com vistas ao estabelecimento de parceria para oferecer um curso de cuidados paliativos voltado a profissionais de saúde do Estado.

Pela UFPB, estiveram presentes a Pró-Reitora de Extensão, Bernardina Freire, a Chefe de Gabinete da Reitora, Maria José de Figueiredo, o Assessor Especial Zaqueu Ernesto, a Chefe da Secretaria Geral de Assessorias da Reitoria (SGA), Fabiana de Cássia, o Coordenador de Convênios, Arthur Arruda, além das professoras Adriana Marques e Cizone Accioly, ambas do Departamento de Enfermagem Clínica e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos (NEPBCP), do Centro de Ciências da Saúde (CCS). 

A ESP-PB foi representada pelo Diretor Geral, Matheus Sprícido, Katterine Ramalho, Assessora Jurídica da Escola, Theonys Borges, Chefe da Rede Escola SUS-PB, e Max Fernando de Lima, Assessor Pedagógico. O objetivo da reunião foi a discussão de uma parceria para a oferta de curso de cuidados paliativos, voltado para profissionais de saúde da Paraíba. Essa é uma demanda constante da Política Nacional de Cuidados Paliativos, aprovada em 2024, e que visa a oferecer uma assistência mais humanizada, que permita a melhora da qualidade de vida daqueles que enfrentam doenças graves, crônicas ou em finitude. 

Segundo Adriana Marques, coordenadora do NEPBCP, a UFPB foi convidada, pelo Ministério Público, a oferecer um curso de capacitação em cuidados paliativos, com carga horária de 180 horas, para os profissionais de saúde do Estado da Paraíba. Nesse sentido, o curso vai proporcionar uma formação voltada para capacitar profissionais da equipe multidisciplinar, composta, basicamente, por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. “O objetivo é articular a rede de saúde como um todo, para que o paciente receba cuidados paliativos a nível hospitalar, a nível ambulatorial, mas também a nível da atenção básica e do serviço domiciliar. A ideia é que realmente a rede funcione dessa forma”, completou a professora.

Após a reunião, ficou acertado que as equipes da UFPB e da ESP-PB vão desenvolver juntas um plano de trabalho, com avaliação dos possíveis custos e possibilidades de parcerias, com vistas à formalização do curso, que, segundo a Pró-Reitora de Extensão, Bernardina Freire, interessa bastante à UFPB.

Sobre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos - NEPBCP

Fundado em 2007, pela professora do Departamento de Enfermagem Clínica, Solange Fátima Geraldo da Costa, hoje aposentada, o NEPBCP oferece cursos de especialização e capacitação em cuidados paliativos e bioética, além de desenvolver pesquisas acadêmicas sobre o tema. 

Segundo Adriana, cuidados paliativos “são cuidados oferecidos por uma equipe multiprofissional, que trabalha na interdisciplinaridade, oferecidos ao paciente e sua família que vivenciam o adoecimento crônico. Ou seja, ele pode ser um cuidado paliativo diante de um adoecimento crônico, mas que mantém os sintomas estáveis”, disse Adriana Marques, coordenadora do NEPBCP .

Para saber mais, siga o perfil do Instagram: @nepbcp.ufpb

* * *
Texto: Marcel Vieira
Fotos: Marcel Vieira
Ascom/UFPB