Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB e Secretaria de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa realizam reunião para discutir parcerias
conteúdo

Notícias

UFPB e Secretaria de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa realizam reunião para discutir parcerias

publicado: 09/07/2025 13h06, última modificação: 09/07/2025 13h06
Pauta foi a questão dos animais abandonados na UFPB

UFPB e Secretaria de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa realizam reunião para discutir parcerias

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, participou na manhã de quarta-feira (9) de uma reunião com o Secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa, Guga Pet, para tratar de parcerias em ações ligadas à pauta animal na UFPB. Entre as possibilidades levantadas, estão o desenvolvimento de estratégias conjuntas para lidar com a presença de animais abandonados nos campi da instituição e a estruturação de políticas permanentes de cuidado.

A utilização do Castramóvel da Prefeitura de João Pessoa, que poderá ser disponibilizado para ações regulares no campus, foi apontada como uma medida essencial para o controle populacional dos animais. Nesse sentido, ficou acordada a elaboração de uma minuta formalizando a parceria entre a UFPB e a Secretaria Municipal. A proposta inclui ainda a possibilidade de implantação da microchipagem dos animais que vivem nos campi da universidade, medida que permitirá maior controle, identificação individual e acompanhamento veterinário. 

A formalização de uma parceria para a oferta de estágios aos alunos de Medicina Veterinária da UFPB no Hospital Veterinário de João Pessoa também foi indicada, no sentido de fortalecer a formação prática dos estudantes e aprimorar ainda mais o serviço de atendimento à população.

Essas ações representam um passo importante para o cuidado, monitoramento e combate ao abandono de animais nas dependências da instituição, em consonância com as atividades da Comissão de Bem-Estar Animal da UFPB, que se reuniu no mês passado para discutir a Política Institucional para o Bem-Estar Animal.

* * *
Texto: Marcel Vieira
Fotos: Marcel Vieira
Ascom/UFPB