Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB sedia, no dia 18 de outubro, a 2ª edição do Dia Internacional do Reparo
conteúdo

Notícias

UFPB sedia, no dia 18 de outubro, a 2ª edição do Dia Internacional do Reparo

publicado: 26/09/2025 16h10, última modificação: 26/09/2025 16h10
A atividade ocorre no Centro de Vivência, no campus de João Pessoa, e é aberta ao público

260920256.png

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, no dia 18 de outubro, a segunda edição do Dia Internacional do Reparo, conhecido mundialmente como Repair Day. A atividade ocorrerá no Centro de Vivência, no campus de João Pessoa, das 9h às 12h, e é aberta à comunidade acadêmica e público externo, sem limite de participantes.

O Dia do Reparo tem como objetivo incentivar as pessoas a consertarem seus materiais por conta própria e estimulá-las a compartilhar seus conhecimentos em reparos. A proposta é conscientizar e reduzir a quantidade de resíduos gerados, além de diminuir o impacto das atividades humanas no planeta a partir do aprendizado de novas habilidades. A ação promete ser um momento de interação entre os participantes.

Os interessados deverão trazer suas ferramentas pessoais para realizar os reparos e serão auxiliados por integrantes da comunidade acadêmica e convidados externos. Alguns utensílios que poderão ser usados nos reparos são: cabo, fusível, ferro de solda, fita isolante, parafusadeira, alicate, chave de fenda e detector de voltagens.

Uma das organizadoras do Repair Day na UFPB, a professora Cláudia Cunha, do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), contou que os materiais que apresentarem condições de reparo poderão ser deixados em local a ser oferecido durante o evento. Posteriormente, esses materiais serão enviados ao descarte adequado. “O que não puder ser reparado será descartado corretamente a partir de um ponto de coleta de resíduos eletrônicos", comentou a docente.

O encontro promovido pela UFPB tem como organizadores, além da professora Cláudia Cunha, os professores José Felix da Silva Neto, Ademar Virgolino da Silva Netto, Lucas Vinicius Hartmann, José Mauricio Ramos de Souza Neto, todos do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR). Esses docentes estão envolvidos com outras iniciativas de cunho ambiental e/ou da cultura maker (faça você mesmo), como os projetos Mares sem Plástico, Sou Sustentável, TREE e Fablab.

O contato para mais informações sobre o evento é o e-mail claudiacunha@quimica.ufpb.br.

* * *
Ascom/UFPB
Imagem: Divulgação