Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Após reforma das instalações, Farmácia-escola é reaberta na UFPB
conteúdo

Notícias

Após reforma das instalações, Farmácia-escola é reaberta na UFPB

publicado: 02/10/2025 17h36, última modificação: 02/10/2025 17h36
Diversas ações de saúde foram oferecidas ao público durante o evento

Após reforma das instalações, Farmácia-escola é reaberta na UFPB

A Farmácia-escola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi reaberta na manhã desta quinta-feira (2), no campus de João Pessoa. A entrega da reforma das instalações ocorreu no Centro de Vivência da universidade, onde está instalada a Farmácia, em um evento que contou com a oferta de diverso serviços de saúde para o público, a exemplo de aferição de pressão e de aplicação de questionário para rastreamento de transtornos mentais.

O evento foi prestigiado pela reitora Terezinha Domiciano, pela vice-reitora Mônica Nóbrega, pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Fabiano Rodrigues, e pela vice-diretora, Thais Josy Castro, pelo chefe do Departamento de Ciências Farmacêuticas, João Vianney Pereira, e pela vice-chefe, Walleri Reis, além da presidente do Conselho Regional de Farmácia (seção PB), Cila Gadelha, além de outros docentes e estudantes do curso de Farmácia.

Os serviços ofertados na reabertura da Farmácia beneficiaram estudantes como Júlia Leite, aluna do curso de Biomedicina da UFPB. A caminho do Restaurante Universitário, ela aproveitou para aferir a pressão, medir a glicemia e realizar uma bioimpedância. Na opinião de Júlia, tanto as ações oferecidas nesta quinta-feira como a própria Farmácia da UFPB são serviços importantes, que ajudam os estudantes a monitorarem a própria saúde.

“Foram anos de luta e a gente está aqui hoje comemorando esse espaço maravilhoso que vai ser importante não só para o público mas também com o projeto de extensão que essa farmácia faz”, disse o professor João Vianney, que se emocionou ao discursar na solenidade. Ele destacou o relevante papel da Farmácia-Escola no apoio às pessoas mais necessitadas. Doados como amostras-grátis por médicos, os medicamentos são disponibilizados à população de forma gratuita.

De acordo com a professora Walleri Reis, vice-coordenadora do espaço, a Farmácia-Escola já realizou, nos últimos oito anos, mais de duas mil consultas. Atualmente, são quase 300 pacientes crônicos em acompanhamento no serviço clínico. Ela comemorou o fato de que o espaço passou a contar com um consultório fechado, oferecendo mais privacidade aos pacientes durante a sessão com o farmacêutico.

“Um elemento importante [da Farmácia-escola] é a relação com a sociedade, o atendimento para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, que não têm acesso ao conhecimento e aqui vão ser acolhidos”, comentou a reitora Terezinha Domiciano. Em sua fala durante o evento, ela destacou ainda o esforço coletivo, realizado na UFPB, para a viabilização da reforma, entregue pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da universidade. A obra, no valor aproximado de R$ 86 mil, incluiu, por exemplo, melhorias nas instalações elétricas, divisórias em vidro, serviços de pintura e de acessibilidade no banheiro.

Com orientação de farmacêuticos qualificados e oferta de medicamentos gratuitos à comunidade acadêmica e ao público em geral, a Farmácia da UFPB funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Acesse aqui a galeria de fotos do evento de reabertura da Farmácia-escola da UFPB.

* * *
Texto e fotos: Milena Dantas