Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ex-Reitor Neroaldo Pontes recebe título de Professor Emérito da UFPB na segunda-feira (14)
conteúdo

Notícias

Ex-Reitor Neroaldo Pontes recebe título de Professor Emérito da UFPB na segunda-feira (14)

publicado: 11/07/2025 16h05, última modificação: 11/07/2025 16h05
A honraria é concedida ao professor pelo legado para o progresso da universidade

Ex-Reitor Neroaldo Pontes recebe título de Professor Emérito da UFPB na segunda-feira (14)

Na próxima segunda-feira (14), às 17h30, ocorrerá a solenidade de outorga do título de Professor Emérito ao ex-Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Neroaldo Pontes de Azevedo. Conduzida pela reitora Terezinha Domiciano, a cerimônia será aberta ao público e terá lugar no Auditório Milton Paiva, no prédio da Reitoria da universidade.

A honraria de Professor Emérito é concedida a docentes aposentados da UFPB que, por meio de suas trajetórias acadêmicas singulares – no ensino, pesquisa ou extensão –, trouxeram contribuições notáveis para o desenvolvimento da universidade.

Para Neroaldo Pontes, reconhecido por sua trajetória não só acadêmica mas também na literatura e na gestão pública, a concessão foi aprovada, por unanimidade, durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni/UFPB), no último dia 13 de maio. Como Professor Emérito, o homenageado pode seguir colocando sua experiência a serviço do progresso da instituição e da educação pública.

A história de Neroaldo como docente da UFPB começa no ano de 1977, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), onde foi eleito diretor no período de 1985 e 1989. Em seguida ocupou o cargo de presidente da Associação dos Docentes (ADUFPB), de 1989 a 1990. Após 15 anos de carreira na docência, foi escolhido pela comunidade acadêmica para o cargo de reitor, que ocupou entre 1992 a 1996.

O homenageado

Natural de São Caetano, em Pernambuco, Neroaldo Pontes de Azevedo é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Mogi das Cruzes (SP), Mestre em Letras pela Universidade de Toulouse, na França, e Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP).

Além dos cargos exercidos na UFPB, também ocupou outras posições de destaque na gestão pública, a exemplo dos cargos de Secretário Municipal de Educação de João Pessoa e de Secretário Estadual de Educação da Paraíba. 

Serviço:

Dia: 14/07/2025 (segunda-feira)

Local: Auditório Milton Paiva/Reitoria/UFPB

Horário: 17h30

* * *
Texto: Milena Dantas
Foto: Milena Dantas
Ascom/UFPB