Notícias
I Fórum de Museus da UFPB reúne gestores do setor da cultura
Foi aberto, na noite desta segunda-feira (29), no campus de João Pessoa, o I Fórum de Museus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Coordenação de Extensão do órgão. Com o tema “Museus universitários e o futuro das comunidades em rápida transformação”, o evento segue até sexta-feira (03), com diversas atividades gratuitas na programação.
A solenidade de abertura do encontro, realizada no Cine Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), foi conduzida pela reitora Terezinha Domiciano e reuniu diversos gestores que atuam no campo da cultura, em contexto local e nacional – a pró-reitora de Extensão da UFPB, professora Bernardina Freire; o coordenador de Extensão Cultural Alexandre Santos; o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Tavares; a representante do Instituto Brasileiro de Museus Carolina Gelmini; o representante do Conselho Regional de Museologia – 1ª Reginal Saulo Moreno; a representante do Conselho Internacional de Museus (Icom-BR) Adriana Mortara; e o representante do Grupo de Trabalho de Museus Universitários da Andifes Bruno Araújo.
Além dos gestores, artistas também participaram do evento: o doutorando em Ciências da Informação na UFPB Roni Victor, com uma apresentação musical de voz e violão, e o grupo Museu do Jogo, com a apresentação Escola Brincante.
Para a Pró-reitora de Extensão (Proex) da UFPB, professora Bernardina Freire, o evento é marcante por ser o primeiro fórum do gênero na universidade, num momento em que a instituição completa 70 anos de existência. Mas ela destacou que o fórum é mais que um evento, é um ato político, um articulador que busca criar políticas públicas para fortalecer esses espaços de preservação da memória, dos saberes ancestrais, da arte, da ciência e da cultura. “Cada museu, cada acervo tem uma vida que pulsa. Tem um saber que edifica”, destacou em sua fala durante o evento.
Essa oportunidade de compartilhar experiências e debater a criação de políticas públicas para os museus como espaços cruciais na preservação da memória e do conhecimento foi ressaltada na fala de Carolina Gelmini, representando o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela expressou o desejo de que o evento resulte em proposições, destacando que refletir sobre museus é pensar em políticas públicas para o setor. “[Um museu] é um espaço com imenso potencial para popularização da ciência. É uma potência em nossas mãos e uma potência para a sociedade”, comentou.
Com o mesmo tema do Fórum, a conferência de abertura teve a participação de Carolina Gelmini, Adriana Mortara e Bruno Araújo, além da pró-reitora de extensão da UFPB. A programação da noite do dia 29 de setembro continuou com a exposição "Guadalupe" , de Brenda Dias, e uma apresentação do músico Escurinho, na Galeria Lavandeira e Praça das Artes, no CCTA.
Acesse aqui a galeria de imagens do evento de abertura do Fórum.