Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de Pesar - Hermeto Pascoal
conteúdo

Notícias

Nota de Pesar - Hermeto Pascoal

publicado: 15/09/2025 10h46, última modificação: 15/09/2025 10h46
Nota de Pesar - Hermeto Pascoal
Foto: Kevin Yatarola

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) expressa profundo pesar pelo falecimento do maestro, compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, referência mundial da música instrumental brasileira e Doutor Honoris Causa desta instituição, ocorrido no último dia 13.

Hermeto foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em 2022, numa cerimônia transmitida online, desde a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, com participação da Orquestra Sinfônica da UFPB. A condecoração foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) em 2019, em reconhecimento a eminentes personalidades cujas ações contribuíram significativamente para o progresso do país, sendo a UFPB  primeira universidade no país a reconhecê-lo com o título.

Hermeto Pascoal nasceu em 22 de junho de 1936, em Lagoa da Canoa, no estado de Alagoas. Desde a infância, demonstrou sensibilidade extraordinária aos sons da natureza e dos objetos ao seu redor.

Ao longo de mais de sete décadas de carreira erudita e popular, Hermeto destacou-se por sua versatilidade, criatividade e imaginação aflorada. Autodidata tocava acordeão, piano, flauta, saxofone, guitarras, teclados, além de explorar objetos não convencionais para produzir sons, uma característica de sua música universal que transcende fronteiras estilísticas. Nas mãos talentosas de Hermeto, tudo virava música, desde brinquedos e chaleiras, a pianos e metais.

Hermeto Pascoal deixa uma obra vasta, genial e singular. A UFPB presta sua homenagem à vida do artista e expressa solidariedade aos familiares, amigos, e admiradores, unindo-se a todos que celebram o grandioso legado do “bruxo dos sons”, cuja obra seguirá inspirando gerações.

 

Universidade Federal da Paraíba