Notícias
UFPB homenageia servidores do Campus IV em celebração dos 70 anos da universidade
Muita coisa mudou desde a fundação em 2006 do campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nas cidades de Rio Tinto e Mamanguape. O professor José Jassuipe Morais que o diga. Um dos primeiros professores do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), que constitui o campus, ele atuou em universidades particulares em João Pessoa antes de assumir o posto no departamento de Ciências Contábeis. “No começo, eram 8 professores em todo centro, hoje são 44 só no meu departamento”, conta satisfeito.
À medida que o campus ia se aperfeiçoando, concluindo obras e contratando novos professores, as melhorias eram sentidas não só pelos alunos, que se matriculavam nos cursos de graduação e pós-graduação que foram aumentando com o tempo, mas também pelos servidores técnico-administrativos e docentes que tanto contribuíram no processo. Durante o evento de celebração de 70 anos da universidade, realizado no campus IV na última segunda (29), foi realizada uma homenagem a alguns desses servidores.
José Jassuipe foi homenageado como destaque docente pioneiro. Agraciado também foi o servidor técnico-administrativo Ademilson Ribeiro, que, como o docente de Ciências Contábeis, acompanhou de perto a história do Campus IV. Advindo do campus da UFPB em Areia, ele atua no CCAE desde sua fundação, desempenhando suas funções com responsabilidade e dedicação, segundo os colegas proponentes do tributo.
Já o docente Paulo Palhano, do departamento de Educação do CCAE, foi apontado como destaque na extensão. O professor conta que junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária, liderado por ele, já foi responsável por mais de 50 projetos de extensão, como o pomar pedagógico, que trabalha com a coleta de sementes, plantio e manutenção de árvores frutíferas, muitas delas exóticas, e a criação de uma rádio web universitária, que se propõe a divulgar os eventos do campus IV para alunos e ex-alunos. “Creio que o reconhecimento vem do trabalho que realizamos para desenvolver o exercício da cidadania com consciência, promovendo diálogos entre a academia e a sociedade”, avalia.
Foram homenageados ainda a professora Francisca Alves como destaque no ensino, o professor Ivonaldo Leite como destaque na pesquisa, a servidora técnico-administrativo Ana Cristina Maurício como servidora destaque, e João Amaro Silva como terceirizado destaque.
Acesse aqui as fotos do evento.