Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > UFPB promove ações de educação ambiental com crianças da comunidade canavieira em Mamanguape
conteúdo

Notícias

UFPB promove ações de educação ambiental com crianças da comunidade canavieira em Mamanguape

publicado: 25/09/2025 13h11, última modificação: 25/09/2025 13h11
Em parceria com a Usina Monte Alegre, iniciativa estimula consciência infantil sobre sustentabilidade

250920251.png

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) e do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira, desenvolve o projeto de extensão Energia Doce do Saber, em parceria com a Usina Monte Alegre, com o objetivo de promover a educação ambiental junto às crianças da comunidade canavieira, incentivando a consciência sobre meio ambiente e sustentabilidade.

O projeto prevê visitas mensais, como a que ocorreu no último dia 11 de setembro, à Escola Creche Tia Lucinha, instituição que recebe assistência da Usina Monte Alegre e atende crianças da região. Com oficinas lúdicas e educativas, o projeto integra professores, estudantes e comunidade escolar, a fim de fortalecer o vínculo entre a indústria, que agrega tecnologia, produção e responsabilidade socioambiental, a escola, como espaço de formação das futuras lideranças da comunidade, e a UFPB, que contribui com conhecimento científico e práticas educativas voltadas para a promoção da sustentabilidade.

250920252.png

A metodologia do projeto utiliza momentos já previstos no calendário escolar, como horários de recreação ou aulas de ciências, para realizar oficinas de curta duração (30 a 40 minutos), sem sobrecarregar os professores. De acordo com o coordenador da iniciativa, Hebert Henrique Souza Lima, professor do CTDR, o maior resultado que se pode esperar não é apenas uma horta plantada ou um brinquedo reciclado, mas sim crianças que crescem entendendo que sustentabilidade é parte da vida delas, que sua comunidade tem valor e que a indústria pode ser parceira do desenvolvimento humano e ambiental.

A proposta demonstra que a educação ambiental é uma construção coletiva, articulando a força da indústria, o compromisso da universidade e a esperança cultivada nas escolas, plantando sementes de cidadania e consciência socioambiental desde a infância.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Foto: Divulgação