Comemoração no PRONATEC

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros promoverá no próximo dia 26 deste mês (quarta-feira), às 19 horas, no Auditório do CAVN, o evento em comemoração à conclusão da primeira turma do ciclo de cursos oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), o curso Destilador de Bebidas, vinculado ao Eixo Tecnológico - Controle e Processos Industriais, ministrado pelos Professores Anderson Ferreira Vilela e Renan Elan da Silva Oliveira, que se encerrou com um saldo bastante positivo, pois 90% dos inscritos concluíram o curso e agora estão qualificados e prontos para serem inseridos no mercado de trabalho.

aula_201209_9

A Coordenadora Adjunta do PRONATEC no âmbito do CAVN Prof.ª Maria José de Figueiredo faz a seguinte menção:

"O evento tem como objetivo propiciar uma transposição dos conhecimentos teóricos e verificar na prática como são as atividades desenvolvidas pelos alunos."

O evento oferecerá a seguinte programação: colação de grau dos alunos do curso de Destilador de Bebidas; uma Palestra ministrada pelo professor Jairo de Pontes Gomes, abordando “Mercado de Trabalho e Empregabilidade”. Já na quadra poliesportiva do CAVN ocorrerá também uma exposição dos trabalhos desenvolvidos e processados pelos alunos durante os cursos: Merendeira (explicação do que é merenda escolar, tipos de alimentos, como higienizar frutas e hortaliças, como lavar as mãos, aproveitamento integral dos alimentos (com degustação e exposição realizada no curso). Atendente de nutrição (verificação de pressão arterial, cálculo do IMC, pirâmide alimentar, feirinha nutricional, exposição de atividades realizadas no curso e quantidade de sal nos alimentos). Padeiro (pães diversos, segurança com os equipamentos, higiene durante o processamento), Produtos lácteos (bebidas lácteas, doces, queijos, manteiga, iogurte, sorvetes, ricota). Desenhista de topografia (desenho da Praça do CAVN - maquete). Inspeção de qualidade (curso novo inicia-se na mesma data do evento). Exposição do material didático pedagógico – apostilas. Destilador de bebidas (cachaça, aguardentes, licor). Manutenção de computadores (exposição de ferramentas e peças de informática).

O coordenação geral e Adjunta pelo PRONATEC no âmbito do CAVN convidam a população para participar do evento, o qual será de suma importância para o fortalecimento da economia local, o fomento à produção de gêneros alimentícios, e principalmente, despertar na comunidade da região a importância da qualificação profissional para uma melhor inserção no mercado de trabalho, visto que foram ofertados 22 cursos inicialmente (Criador de animas de médio porte, Agricultor familiar, Aquicultor, Bovinocultor de leite, Insiminador artificial, Fruticultor, Viveiricultor, Operador de Sistemas de Irrigação, Operador em beneficiamento de pescado, Operador de beneficiamento de frutas e hortaliças, Operador de Processamentos de Produtos Lácteos, Açougueiro, Abatedor de animas de pequeno, médio e grande porte, Desenhista de Topografia, Jardineiro, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de máquinas e implementos agrícolas e Atendente de nutrição), mas apenas 9 cursos tiveram demanda e estão ocorrendo no momento, portanto, percebe-se a necessidade de uma maior ampliação e intensificação da divulgação da importância  econômica e social do programa, pois através da qualificação profissional o indivíduo fica apto para ser inserido no mercado de trabalho, ocorre desenvolvimento intelectual e social, e consequentemente, um aumento no índice social e econômico da população local.

Foram convidadas para o evento as secretárias da Ação Social dos municípios de Solânea, Bananeiras, Borborema, Serraria e Belém, além de representantes de diversos órgãos como Emater, sindicatos rurais, e o corpo docente e técnico-administrativo do PRONATEC.

O Prof. Marcelo Ribeiro e a Prof.ª Maria José Figueiredo aproveitam para parabenizar a todos os alunos, rumo à realização de seus sonhos, e agradece a confiança depositada em todo o corpo docente e técnico administrativo, pois estes tiveram a responsabilidade de formá-los para o mercado de trabalho. Agradecem aos professores, supervisores, orientadores e toda equipe em geral pela coragem, dedicação e os bons resultados obtidos pelo programa. Desejam sucesso aos concluintes.