PRONATEC CAVN / CCHSA / UFPB 2013

Ações do PRONATEC em 2013

AÇões do PRONATEC no CAVN/CCHSA/UFPB em 2013

O PRONATEC é um programa do governo federal que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Esta ação intensifica a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica.

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) em Bananeiras, vinculado a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é uma das Escolas que certificam os alunos que participam e concluem os cursos PRONATEC.

Na última quinzena do mês de março de 2013, o coordenador geral do PRONATEC no CAVN, professor Marcelo Ribeiro e a coordenadora adjunta, professora Maria José de Figueiredo, realizaram visitas às Secretarias de Desenvolvimento Social dos municípios de Borborema, Serraria, Belém e Solânea. Em Bananeiras a reunião foi com o prefeito do município, Douglas Lucena, com parte do seu secretariado e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ramon Moreira. Também foram visitadas Escolas Públicas estaduais de ensino médio, com o objetivo  de divulgar a relação dos 53 cursos ofertados pelo CAVN no PRONATEC  e da importância da participação dos demandantes (Prefeituras e Secretarias de Educação do Estado) na divulgação e realização das pré-matrículas dos alunos no PRONATEC, já que a Bolsa-Formação atenderá prioritariamente:

I - estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; II - trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; III - beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda entre outros que atenderem aos critérios especificados no âmbito do Plano Brasil sem Miséria; IV - pessoas com deficiência; V - povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; VI - adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; VII - públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação; e VIII - estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Belém

Os coordenadores, nestas visitas, alertaram da importância do planejamento de longo prazo por parte dos demandantes para a solicitação dos cursos do PRONATEC, vendo principalmente as prioridades do Município e do Estado, planejamento que inclui não somente este ano de 2013, mas, 2014, 2015, 2016 e assim sucessivamente, pois é um programa onde o Governo Federal busca capacitar o maior número possível de pessoas. Foi informado que entre os dias 01 a 15 de abril, Brasília, através do SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) estará abrindo o sistema para novas pactuações de novos cursos.

A relação dos cursos ofertados pelo CAVN neste primeiro momento se encontra no site: http://www.cavn.ufpb.br/pronatec/  - onde se encontra o link conheça o PRONATEC.