Notícias
XIX FÓRUM NACIONAL DE GESTORES DE ENSINO DO CONDETUF
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade de ensino destinada a preparar os estudantes para o mundo de trabalho do para o exercício profissional, abrangendo cursos de qualificação, técnicos, de graduação tecnológica e de pós-graduação) . A EPT no Brasil foi abordada em dois Planos Nacionais de Educação (PNEs) aprovados por lei. O primeiro PNE, com vigência de 2001 a 2011, foi estabelecido pela Lei nº 10.172. O segundo e atual PNE, aprovado pela Lei nº 13.005/2014, abrange o período de 2014 a 2024, com prorrogação até 2025. Atualmente, está em discussão um novo PNE para o período 2025-2035.
Detectamos como elementos existentes em comum aos PNEs: diagnóstico, Diretrizes, objetivos e Metas. A atua proposta do PNE 2025 a 2035 contém 18 objetivos, 58 metas e 252 estratégias que a união, estados e municípios devem cumprir na educação básica (desde a educação infantil até o ensino fundamental e o ensino médio), na educação profissional e tecnológica e no ensino superior. Portanto, esse valoroso documento apresenta-se como fruto da Conferência Nacional de Educação legitimado pelo debate social, envolvendo todas as entidades, tanto governamentais quanto civis e sindicais.
Neste contexto o XIX FÓRUM NACIONAL DE GESTORES DE ENSINO DO CONDETUF abordará a temática “Políticas e Gestão na EPT: Indicadores de Avaliação e Práticas inovadoras”, em uma perspectiva ampla de discussão e troca de experiências e vivências. As temáticas diversificadas abordadas em formato de Conferência, Mesas redondas e Grupos de Trabalho da Câmara de Ensino colaboram com o processo contínuo de construção de Diretrizes Operacionais colaborativas de articulação entre as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades (ETVs) .
A discussão da EPT no PNE 2025-2035 terá como princípio fundamental o que fazer e como fazer em relação à política e à gestão na EPT no próximo decênio nas escolas técnicas vinculadas às universidades, tendo a certeza da necessidade da garantia de financiamento consistente para que se consiga implementar os avanços propostos para essa modalidade de educação.
O percurso escolhido para o XIX FÓRUM NACIONAL DE GESTORES DE ENSINO DO CONDETUF trás uma abordagem multifacetada, envolvendo políticas públicas eficazes, colaboração entre setores educacionais, Produção cultural e industriais, e um compromisso contínuo com a qualidade e a inclusão na educação profissional e tecnológica.
Que o XIX FÓRUM NACIONAL DE GESTORES DE ENSINO DO CONDETUF renove os propósitos colaborativos entre as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades (ETVs).
Sejam todos e todas bem-vindos(as)!!!
A Equipe Organizadora.