Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Assuntos > Olimpíada do Meio Ambiente > II Concurso de Fotografias da OMA 2021

II Concurso de Fotografias da OMA 2021

publicado: 19/05/2021 11h32, última modificação: 16/07/2023 12h24

II CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DA OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE

Regulamento

O II Concurso de Fotografia da OMA é uma ação cultural da Olimpíada do Meio Ambiente, com os objetivos de valorizar o potencial criativo cultural dos estudantes e valorizar um olhar diferenciado dos estudantes de escolas públicas com relação ao meio ambiente.

Tem por finalidade selecionar fotografias para serem utilizadas para compor o cartaz da VI Olimpíada do Meio Ambiente, um Calendário Temático para o ano 2022 e um Catálogo Digital das melhores Fotografias.

Da inscrição:

1. Poderão se inscrever no II Concurso de Fotografia da OMA os estudantes regularmente matriculados no ensino médio (1º, 2º, 3º e 4º anos) de escolas públicas do estado da Paraíba.
  2. Cada participante só poderá concorrer com 01 fotografia.
  3. As fotografias devem abordar temas relacionados ao meio ambiente, como ecologia, sustentabilidade, biomas, relação humanidade-ambiente, saúde coletiva, bem-estar social, entre outros.
  4. As inscrições são gratuitas, a partir do formulário Google (https://forms.gle/Purajdzkm6wSn4f5A), e estarão abertas do dia 17 de maio até às 23:59h do dia 03 de julho de 2021.
  5. A fotografia deve ser anexada no formulário com um tamanho mínimo de 1.920 x 1.080 pixels e um tamanho de arquivo de no máximo 10 megabytes (MB). JPEG é o único formato de arquivo permitido.
  6. A fotografia deve ser original, não pode ser ou conter montagem, não pode conter texto e não pode ser em preto e branco.
  7. Cada participante se responsabilizará pelo envio da sua fotografia. No caso da realização de mais de uma inscrição pelo mesmo(a) estudante, será considerada a inscrição mais recente.
  8. No formulário de inscrição o participante deve preencher corretamente os campos com: o nome completo do autor, o título da fotografia, o local do registro e uma pequena narrativa da fotografia.
  9. O participante deve estar atento à qualidade da imagem, bem como à escrita dos dados e da narrativa.

Do julgamento:

O julgamento das fotografias ocorrerá por etapas:

1. Inicialmente, será feita uma pré-seleção das fotografias enviadas para identificação da conformidade da imagem com os itens do presente regulamento. As fotografias que não atenderem a esses critérios serão desclassificadas do concurso.

2. A 1ª etapa será realizada pela comissão do Concurso de Fotografias da OMA, onde serão selecionadas 24 fotografias, levando em conta critérios como: qualidade da foto, relação com o tema, originalidade e criatividade. As fotografias selecionadas serão postadas no Instagram da OMA (@olimpiadama), no dia 14 de julho de 2021.

3. O julgamento final será feito por uma equipe composta por profissionais de fotografia (a ser informado posteriormente no site e Instagram da OMA) e será levado em conta as notas dadas por essa equipe, com um peso de 0,6, e o número de curtidas no Instagram da OMA, com um peso de 0,4.

4. Para transformar o número de curtidas do Instagram em uma nota, será tomado o maior número de curtidas registrado por uma foto e igualado à nota 10. As demais fotografias terão os seus números de curtidas convertidos para notas a partir de uma interpolação.

5. A nota final da 2ª etapa de cada fotografia será a média ponderada da nota dada pela equipe e pela nota obtidas das curtidas servirão.

6. O resultado final do Concurso de Fotografias será postado no Instagram e no site da OMA no dia 06 de agosto de 2021, e levará em conta a nota da equipe de profissionais e o número de curtidas recebidas por cada fotografia no Instagram, até o dia 04 de agosto de 2021.

7. A fotografia classificada em 1º lugar será utilizada no cartaz da VI Olimpíada do Meio Ambiente (2022). As 12 fotografias que alcançarem mais curtidas comporão um calendário temático da OMA para o ano 2022. As 50 fotografias melhor classificadas farão parte do Catálogo de Fotografias 2021 da Olimpíada do Meio Ambiente, que será publicado digitalmente como e-book.

Da premiação:

As fotografias serão classificadas pelo número de curtidas recebidas e serão premiadas conforme a descrição abaixo:

• 1º lugar – prêmio 300,00 + certificado.
  • 2º lugar – prêmio 200,00 + certificado.
  • 3º lugar – prêmio 100,00 + certificado.
  • 4º ao 12º lugar – certificado.

O valor da premiação do II Concurso de Fotografia da OMA será encaminhado via transferência/depósito bancário em conta informada pelos classificados. Os certificados serão encaminhados por e-mail.

Cronograma:

Ação

Período de Inscrições

19 de maio à 03 de julho de 2021

Verificação da conformidade das imagens

06 de julho de 2021

Período de Seleção da 1ª etapa

07 à 14 de julho de 2021

Publicação do resultado da 1ª etapa

15 de julho de 2021

Período de Seleção da 2ª etapa

16 de julho à 05 de agosto de 2021

06 de agosto de 2021

Disposições Gerais

Os participantes do II Concurso de Fotografia da OMA concordam com a utilização da sua imagem pessoal (fotos/filmagem) e da sua fotografia, única e exclusivamente, para divulgação do Concurso de Fotografias, da Olimpíada do Meio Ambiente e das ações previstas nesse regulamento.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do II Concurso de Fotografias da OMA.

Bananeiras, 19 de maio de 2021.

Comissão Organizadora do II Concurso de Fotografias da OMA