Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Assuntos > Olimpíada do Meio Ambiente > IV Olimpíada do Meio Ambiente 2020

IV Olimpíada do Meio Ambiente 2020

publicado: 19/05/2021 11h32, última modificação: 25/04/2022 20h56

Símbolo da OMA.png

A Olimpíada do Meio Ambiente (OMA) é uma ação do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e Comissão do Meio Ambiente (CMA), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Tem por objetivo promover a Educação Ambiental a partir da participação de discentes do Ensino Médio de escolas públicas da Paraíba em uma competição científica na forma de olimpíada de conhecimento.

Criada em 2017 no âmbito do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Bananeiras, PB, este ano chegamos a 4ª edição com o intuito de refletir sobre as problemáticas ambientais e práticas sustentáveis do nosso estado, região,  país e planeta.

Para realizar sua inscrição, CLIQUE AQUI.

As questões das provas da IV OMA tem o objetivo de verificar competências e habilidades dos estudantes em interpretar, analisar, investigar, refletir, intervir e resolver situações-problema relacionadas às questões ambientais, quer elas sejam cotidianas, presentes em experimentos ou em desenvolvimentos tecnológicos que busquem dirimir impactos socioambientais, promover o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida das populações humanas.

Para tanto foram selecionadas 4 competências e 14 habilidades constantes na matriz da BNCC, apresentadas a seguir. Também se destacam objetos do conhecimento relacionados às disciplinas de Biologia, Química e Física que embasarão as questões das duas etapas.

Vejam aqui as Competências, Habilidades e Objetos do Conhecimento da IV OMA 2020

No ano de 2019, a OMA recebeu o 1º Prêmio Nacional Nana Minini Medina, na categoria Educação Ambiental Formal.

Troféu 1º Prêmio Nana Minini.jpg

Reforçamos o compromisso com  educação de qualidade e com a preservação do meio ambiente, aspectos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida das presentes e futuras gerações, assim como preconiza a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

CARTAZ IV OMA.jpg

Regulamento da IV Olimpíada do Meio Ambiente 2020 01.png